03. Os temas do programa

Tema I - Re-vendo a Psicologia - Conceitos, entendimentos e ideias – 6,0 h
· Re-ver a Psicologia e as concepções, entendimentos e ideias da Psicologia Arquetípica  necessários para o desenvolvimento do trabalho tais como Criatividade Psicológica, Psique, Energia Psíquica, Instinto, Imagem, Imaginação, Representação, Arquétipos e imagem arquetípica, Alma assim como a necessidade das metáforas e linguagem mitopoética. Aprofundamento nas concepções de Opus alquímico, Narrativa, Imagem, Representação e Linguagem e fundamentalmente no conto de Eros e Psique.

Tema II - Psiquização – Criatividade, Arte e Alquimia na Psique – 6,0 h
·  Um dos temas de destaque é a perspectiva em considerar o Ato Criativo como Instinto inato de natureza reflexiva cuja expressão se dá predominantemente pela imaginação criadora tendo as imagens e representações como seu fruto natural na constituição das narrativas. Por esse ponto de vista o criativo e a criatividade distinguem-se da Arte e o fazer artístico haja vista serem considerados espontâneos.
·  Estudo do Processo de Psiquização, transformações e metamorfoses inerentes às imagens-afetos e a formação das narrativas. A análise do fluxo energético que vai do Criativo instintual à formação das representações e Linguagem, o papel da Razão-Imaginação, Zeitgeist, Tipologia e demais elementos da psicologia individual e coletiva no processo. O uso de Técnicas expressivas em Psicoterapia. Um estudo detalhado sobre os complexos e suas representações. Um estudo sobre as transformações Alquímicas das imagens.

Tema III – Sonhos – Mitopoeses e Alquimia nas imagens da alma – 8,0 h
·  Um breve histórico sobre os Sonhos, as ideias de Artemidoro, as descobertas de Freud e Jung, divergências e similitudes, a linguagem no/do sonho e alguns métodos de trabalho sobre um processo sem método. Os Sonhos Bíblicos e presentes na história do homem. Sonhos, de linguagem dos deuses à “via régia”.
·  Analogias com relação aos sonhos, mitos e o cinema, as narrativas e algumas recomendações sobre esse estranho parentesco. Analise de sonhos e sequência de imagens. Os temas diretores das Imagens em Análise. Os complexos tecendo os sonhos e suas representações. A Alquimia nas Imagens e narrativas, processos e operações em busca da conjunção de opostos. A linguagem poética dos sonhos e suas articulações com a Arte.
·  Tratamento do Sonho nas quatro dimensões (arquetípico, cultural, familiar e pessoal) a partir de identificação de narrativas, temas em imagens-emoção  de complexos. A introdução na fenomenologia da Sincronicidade e as perspectivas oraculares dos sonhos como mitos individuais.

Tema IV – Sandplay – O Teatro Alquímico e a Arte de representar a alma – 10,0 h
·  Um breve histórico sobre os Sandplay a partir das ideias e experiências de Dra. Margareth Lowenfeld e Dora Kalf além de outros que colaboraram com a criação do método.
·  A importância da obra de Erich Neumann para a indicação do trabalho e a compreensão dos processos de recuperação do Instinto Criativo e da Imago da Mãe.
·  Uma desafiadora analogia com a obra de Antonin Artaud sobre o Teatro Alquímico e as transformações alquímicas vividas no teatro. Sandplay, tal qual o teatro representa e narra as imagens-afetos da Psique de forma análoga ao sonho.
·  Uma articulação entre o Ego imaginal e o Ego onírico em relação à memória-imaginação. Analogia com a Imaginação-ativa. Definição da Listagem das miniaturas e suas particularidades e a criação da lista pessoal. O Sandplay como trabalho com casais e famílias e suas particularidades com outros métodos. Análise de sonhos e sandplay

Tema final : Sandplay – O Teatro Alquímico e a Arte de representar a alma 

·      Encontro presencial com o grupo para contato com o setting de Sandplay e experiências de grupo, sobre o uso das fotografias, miniaturas, a caixa de areia, estantes etc. Caso o participante esteja impossibilitado de comparecer por residir fora da cidade (Rio de Janeiro) será, da mesma forma, possível participar tendo em vista que o encontro será também transmitido via ZOOM na hora do encontro.